Escolha dos novos presidentes dos bois-bumbás movimenta bastidores da Ilha Tupinambarana
Parintins (AM) – Além das eleições gerais de 2026, outro processo eleitoral já movimenta os bastidores da Ilha Tupinambarana: a escolha dos próximos presidentes dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
A eleição do Boi Caprichoso está marcada para o dia 13 de setembro, enquanto a do Boi Garantido acontecerá em 27 de setembro. A votação será realizada em Manaus e Parintins.
O pleito desperta a atenção de torcedores, lideranças e grupos ligados aos dois bumbás, que já acompanham as articulações para a definição dos novos dirigentes.

Candidatos cotados no Caprichoso
No Boi Caprichoso, os nomes que despontam na disputa são:
- Diego Mascarenhas – atual vice-presidente
- Carmona Oliveira – ex-presidente da agremiação
- Márcio Azêdo – advogado
- Ericky Nakanome – atual presidente do Conselho de Arte do boi azul (cotado nos bastidores)
Candidatos cotados no Garantido
Conforme apurado, cinco nomes são cotados para disputar a presidência do Boi Garantido:
- Marialvo Brandão – atual vice-presidente
- Ronaldo Macêdo – advogado
- Ronildo Monteverde – neto do fundador do Bumbá
- Flávio Farias – vereador do município de Parintins
- João Medeiros – compositor
Panorama geral
Atualmente, o Caprichoso vive um período de protagonismo artístico e conquistas recentes na arena. A sucessão presidencial tende a girar em torno da manutenção do modelo de gestão que levou o boi a uma fase de forte expansão institucional.
Carmona Oliveira surge como um dos nomes mais fortes na disputa. Empresário com histórico na agremiação, foi vice-presidente entre 1997 e 2000 e presidiu o bumbá entre 2006 e 2010, período marcado por reestruturação administrativa e artística.
Já no Garantido, a eleição deve ser marcada pelo debate em torno da reconstrução administrativa, fortalecimento financeiro e retomada da hegemonia no Festival de Parintins.
O nome mais cotado é o do atual vice-presidente Marialvo Brandão. Com trajetória ligada à arte do boi, Marialvo foi artista de alegoria e, desde 2024, ao lado de Fred Góes, integra a direção da agremiação. Entre suas principais marcas na gestão atual estão o diálogo interno e a valorização dos trabalhadores.






